Quando falamos sobre autoconhecimento sempre temos a ilusão de que é um processo lindo, maravilhoso e que quem está nesse caminho está sempre pleno e feliz. Isso não é verdade. O autoconhecimento é um caminho difícil e demanda muita força, persistência, auto observação, auto análise e principalmente aceitação.
Parar para refletir no que te faz sentir o que sente, agir como age, repetir os mesmos padrões de comportamento, muitas vezes padrões destrutivos, pra você mesmo e para as pessoas ao seu redor, é um trabalho duro e doloroso. Porque quando paramos para olhar aquela gaveta que não abrimos há muito tempo, abrir aquela porta que está trancada lá no fundo da nossa mente, não é nada agradável.
Olhar para nossas sombras é muito necessário nesse caminho e a aceitação também. Aceitação no sentido de você aceitar que tem limitações, tentar não se colocar pra baixo com isso e decidir começar a transformação a partir daquilo ali. Se não aceitamos a nossa condição atual, fingimos que está tudo bem e nunca olhamos pra aquela portinha trancada dentro de nós e que nos atrasa no nosso processo de evolução pessoal.
Você não precisa olhar para tudo de uma vez, porque ninguém aguenta. Primeiro acende uma vela pequena e começa a olhar pra esse quarto escuro e a arrumar o que está enxergando e o que está ao seu alcance, aos poucos. Depois você acende uma vela um pouco mais forte e assim vai. Com amor e paciência com você mesmo.
Lembra sempre que TODOS nós temos dias difíceis, crises existenciais, dias em que pensamos que nada faz sentido, dias de profunda tristeza, isso é completamente normal e faz parte do processo! Dias assim passam e as coisas mudam sempre, pode ter certeza! Dias maravilhosos acontecem também quando você menos espera e quando você aprende a valorizar as coisas simples. Se você caiu, aceita esse momento, sente tudo o que tem pra sentir e depois levanta, respira fundo e tenta de novo! Todo dia é uma nova oportunidade da gente se reinventar e construir a realidade em que queremos viver!
Desconfie se alguém sempre está feliz e positivo, isso não é real. Tá tudo bem, o que você tá passando faz parte do seu processo e está te preparando para algo maior no seu caminho.
Não sinta vergonha de pedir ajuda quando precisar, ninguém consegue aguentar a barra de tudo sozinho. Caminhe com quem caminha junto de você e quem te quer bem! Estamos todos juntos nesse barco e estamos aqui para se ajudar! O amor tem um poder curativo enorme, nunca duvide disso. ❤️
texto gentilmente cedido pela autora. Veja também: Robôs Biológicos
Comentários